Dicas para uma instalação perfeita dos LEDs

Saiba fazer a instalação adequada dos LEDs

Tendência mundial em iluminação, os LEDs vieram para ficar. Sigla para o termo em inglês Light Emitting Diode, que significa Diodo Emissor de Luz, substituem com vantagem as lâmpadas convencionais, devido a sua durabilidade sem necessidade de manutenção e economia. Mas, por ser um produto novo no mercado, ainda há muitas dúvidas na hora da instalação. Cada projeto tem suas peculiaridades, mas algumas dicas podem ajudar em todos eles. Veja algumas delas, preparadas pela equipe de técnicos especializados da VinilSul:

  • A profundidade ideal da letra caixa deve ser de 10 a 12 cm e o espaçamento entre os módulos de LEDs deve ser, via de regra, de 10 cm. Em casos de profundidade inferior, o espaçamento dos módulos deve diminuir também, para obtenção do ângulo de abertura adequado.
  • Para se conseguir o efeito "halo" (quando a luz se comporta como uma "sombra" atrás da letra), o principal cuidado é com o fundo a ser iluminado. De preferência deve ser de cor clara e fosca, para dissipar a luz de forma homogênea e não pontuar o LED. Se o fundo for brilhante, a luz será refletida e o efeito "halo" não acontecerá. E se o fundo for escuro, a luz será absorvida, ficando menos intensa.
  • É recomendada uma distância mínima entre os LEDs e a cara do luminoso de 50 a 60 milímetros, para obtenção de uma iluminação uniforme.
  • Na instalação, é preciso ficar atento para não inverter as polaridades do LED no conversor. Quando invertidos, os módulos não ligam.
  • A quantidade ideal de módulos a serem ligados em sequência no conversor é de, no máximo, uma corrente (50 módulos). Desta forma evita-se a queda de tensão no condutor e mantém-se a luz sempre com a mesma intensidade.
  • Recomenda-se especial atenção para não inverter os fios que devem ser ligados na tomada com os que devem ser ligados nos módulos, pois isso irá queimar o conversor.

  • Este tipo de LED nunca deve ser ligado diretamente na rede. Deve ser utilizado um conversor de 110/220V para fazer a respectiva conversão para 12V.


                                                                  
                    Halo Branco (Certo)                 Back Branco (Errado)          Halo Branco Pontuado (Errado)


Com estas dicas e o produto correto para o seu projeto, você estará no caminho certo para uma iluminação perfeita, econômica e durável. E não esqueça: a presença de um eletricista é indispensável!

Em caso de dúvida, não hesite em consultar a equipe técnica da VinilSul!

Autor: 
VinilSul
© VinilSul 2010. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
As diversas marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. Código de Ética Anti-Spam. [Webmail] [Intranet]