Indicadores e Análise

Softwares de Gestão aliados ao processos de sua empresa.

Quando vivenciamos algum tipo de situação inesperada e não temos conhecimento suficiente para revolvê-la, normalmente mudamos os planos, reavaliando o processo para que o objetivo ainda seja alcançado. Por exemplo, caso o seu carro pare de funcionar sem motivo aparente no meio de uma viagem, para não comprometer sua segurança você para o automóvel e busca alguma forma diferente de continuar a viagem, correto?

Nos negócios a lógica não é diferente: quando não possuímos informações suficientes, temos que pausar o processo, coletar informações, interpretar e analisar os dados para tomar decisões que possibilitem atingir o objetivo traçado inicialmente.

O que fazer?

Gerir o seu negócio com a ajuda da tecnologia facilita muito a antecipação de problemas e a resolução dos mesmos. Trabalhar em parceria com todos os setores da organização, utilizando softwares de gestão, garante a criação de um ciclo muito importante, começando pela alimentação de dados que se transformam em relatórios precisos que influenciarem decisões essenciais.

Qual Indicador é mais Importante?

Normalmente o ponto fraco irá se destacar.  Existem indicadores que são básicos e outros que se originam de áreas ou processos que apresentam problemas pontuais. Medir o que está indo bem, de certa forma, não é urgente.

Exemplo de indicadores básicos: rentabilidade do negócio, fluxo de caixa, satisfação de clientes, vendas, inadimplência.

Exemplo de indicadores pontuais: curva ABC de clientes e produtos, controle de índice de refugo, rentabilidade por orçamento fechado e etc.

Terei Mais Trabalho?

Pelo contrário. Nos negócios que possuem sistema ERP (Planejamento de Recursos Corporativos, em inglês) os processos cotidianos acabam sendo executados no software, quando isso se enraíza e vira rotina: relatórios de indicadores se tornam automatizados.

Como Fazer a Análise?

Reúna-se periodicamente com sua equipe para que todos sintam-se responsáveis pelos indicadores e para que os envolvidos nos processos apresentem os resultados. Quando as informações forem muito complexas e técnicas, não há problemas em envolver terceiros para ajudar na tomada de decisões, como consultores ou contadores.

Indicador tem Prazo de Expiração?

Isso é relativo. Os indicadores básicos não, os que medem problemas pontuais sim. Quando o processo que estava sendo problemático sofre alteração ou passa a apresentar resultados de normalidade, a análise não é mais necessária.

Converse com a sua equipe e com o seu fornecedor de softwares. Não poupe esforços. Saber onde obter informações pode ser a diferença entre o medíocre e o sucesso. 

Autor: 
Colaboração: Aquiles Sebastião Junior
© VinilSul 2010. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
As diversas marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. Código de Ética Anti-Spam. [Webmail] [Intranet]